• Ana Pinto

Yoga Meditativo | Prática 45 minutos


Embora seja mais comum observarmos práticas de Yoga ativas (Yang), como é o caso do Hatha Yoga Funcional, existem igualmente práticas mais passivas (Yin), Yin Yoga. Esta modalidade é de um estilo mais lento, proporcionando aos praticantes uma maior quietude interior, complementando assim outras modalidades mais ativas, sejam práticas de hatha yoga, corrida, natação ou ciclismo.


As práticas são passivas e de esforço muscular reduzido, estruturadas com uma sequência de posturas, realizadas cada uma por um período de 3 a 7 minutos. Desta forma, não só permite um desenvolvimento de paz interior e de resistência às distrações físicas e mentais, como nos permite aceder a camadas mais profundas da fáscia.


A fáscia é uma membrana de tecido muito resistente e de grande elasticidade, que se estende por todo o corpo como uma rede, existindo de uma forma superficial ou profunda. Esta última, é de grande contributo para a flexibilidade dos nossos músculos. Fornece proteção e resistência aquando o alongamento das fibras musculares e de si própria.


Assim, ao trabalharmos de uma forma regular as posturas de Yin Yoga, contribuímos para uma melhor flexibilidade, proteção e movimentação muscular, bem como o fortalecimento das articulações. Para além disso, o Yin Yoga é uma ferramenta de preparação para a meditação. Para os que procuram uma prática muito além das posturas físicas, esta modalidade aborda dimensões espirituais mais profundas do Yoga.


O estúdio ThinkYoga promove a modalidade de Yin Yoga, com duração mínima de 60 minutos.


Sequência de 45 minutos para iniciantes:


Enraizamento | Foco no momento presente (3 minutos)










Postura da Borboleta (4 minutos)










Recuperação (3 minutos)











Transição - esticar as pernas e subir a cabeça (2 segundos). Deixa tronco e pernas caírem para a frente.









Postura Cara de Vaca (Gomukasana) - Perna Direita (4 minutos)









Recuperação (3 minutos)











Transição - esticar as pernas e subir a cabeça (2 segundos). Deixa tronco e pernas caírem para a frente.









Postura Cara de Vaca (Gomukasana) - Perna Esquerda (4 minutos)









Recuperação (3 minutos)











Transição - esticar as pernas e subir a cabeça (2 segundos). Deixa tronco e pernas caírem para a frente.









Postura da Esfinge (5 minutos)










Savasana deitado | Relaxamento

(5-10 minutos)










Regresso ao mundo da matéria

(3 minutos)

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