• Ana Pinto

Três Livros para Refletir sobre o Amor


Quando descobri a leitura e as viagens infindáveis a que me levou dentro do meu próprio quarto, o mundo da imaginação surgiu como um espaço impossível de perder. Página por página, aventurei-me na descoberta do mundo das histórias, e mesmo depois da luz do quarto se apagar para uma noite de sono profundo, elas mantinham-se no meu coração.

Nos últimos anos as minhas aventuras literárias recaem sobre o Amor. Sobre aquele Amor que é energia vital dentro de nós, e que nos permite viver e trabalhar de forma incansável. O amor pelo Eu Interior, que se reflete e expande a todo o Universo, causando uma felicidade generalizada sem que nada se espere em troca. Há livros que nos transformam para sempre, e estes três inspiraram-me na forma como sinto, contemplo e pratico o Amor no dia-a-dia:

Poema Ecológico - Chefe Seattle & Julio Roberto.


O livro é composto por duas cartas: a do Chefe Índio Seattle dirigida ao Chefe Branco de Washington quando este se propôs a comprar as terras índias; e a outra carta é a resposta de um homem do nosso tempo dirigida ao Grande Pele Vermelha, com uma profunda e humilde homenagem de quem vê o nosso Mundo em declínio.

Foi o primeiro livro com que me deparei com o significado de Amor. A primeira vez que o li tinha 10 anos e nunca me cansei de o ler em várias fases da minha vida, por me ter sempre ajudado a decifrar o valor das coisas simples, contidas na natureza.


“A Terra não pertence ao Homem, é o Homem que pertence à Terra. Tudo está ligado. Tudo o que acontece à Terra acontecerá aos filhos da Terra. Contaminem os vossos leitos e uma noite morrerão afogados nos vossos próprios resíduos. Sabemos uma coisa que talvez o Homem branco descubra um dia. O nosso Deus é o mesmo Deus.” (Chefe Seattle, 1854)
"A tua sagrada Terra, a nossa Terra, a que, como dizias, pertencemos, pertence-nos agora. Tomámos conta dela, violámo-la sem doçura, penetrámos-lhe o ventre com a nossa sabedoria e destruímos o seu desejo de parir. Estamos na sobrevivência, perdemos a vida. Mas, se te entendermos, talvez possamos reencontrá-la.” (Julio Roberto, 1978)

Gems Of Wisdom - Swami Satchidananda.

O livro mais pequeno que alguma vez tive em mãos, e no entanto tão grande e cheio de sabedoria. Esta obra aborda todas as áreas importantes para a vida de um ser humano consciente. Qualquer um dos temas, aplicado no dia-a-dia com sinceridade e humildade, trará a verdadeira tranquilidade interior. Todos os dias leio um capítulo diferente, e de cada vez que contemplo as suas palavras, mais certezas vou tendo em relação à nossa Verdadeira Natureza.

“Spiritual Practice (Sadhana) The essence of Yoga and all the faiths and traditions is to be easeful in body, peaceful in mind and useful in life. It is easy to sit and meditate. The most difficult part is to practice bearing insult and injury, learning to adapt, adjust and accommodate. Whether we want or not, the world will give us the experiences we need and make us grow. Don’t think that Sadhana means only sitting and meditating. You can convert every action into spiritual practice. The very purpose of all your spiritual practice is to learn how to direct your thoughts and actions for a good purpose.”

Golden Rules for Everyday Life - Omraam Mikhaël Aïvanhov.

O que torna este livro absolutamente fascinante é a forma como descreve grandes pensamentos e teorias espirituais em ações práticas para o nosso dia-a-dia e para a vida moderna. Com várias sugestões para desenvolvimento pessoal e para a descoberta do amor próprio e o amor para os outros sem egoísmo, o livro impulsiona a adquirir o hábito de ver cada ação da vida quotidiana como matéria-prima para a transformação interior.


"Each one of us must undertake his own self-development, but only if his goal is not solely for himself, but for the good of the collectivity. Then, the collectivity becomes a brotherhood. A brotherhood is a collectivity where true unity reigns, because by working on himself, each individual is also consciously working for the good of the whole."
70 visualizações