top of page
  • Foto do escritorAna Pinto

mais Amor Próprio!



O amor próprio é a forma que existe de te relacionares contigo própria e que por consequência, te ajudará a saberes quem és. E na sociedade atual, em que a pressão social, o stress, o perfeccionismo e as expectativas muitas vezes te fazem sentir desconectada de ti mesma, torna-se urgente criar mais amor próprio.


O amor próprio é a capacidade que todas temos de amar, respeitar e cuidar da nossa pessoa, física e emocionalmente. É a partir deste ponto que podes fomentar uma atitude mais positiva, que te ajudará a enfrentar as dificuldades com maior confiança e auto-estima. Por outro lado, e estando profundamente unido a este amor próprio, está o autoconhecimento, que nada mais é que um processo de aprendizagem e descoberta de quem és, incluindo os teus pensamentos, emoções, crenças e valores. É através do autoconhecimento que podes entender as tuas reações e comportamentos, e a lidar melhor com os desafios da vida.


Desafios estes que passam muitas vezes por aprenderes a lidar com a ansiedade diária, um problema muito comum devido às vidas agitadas que levamos, e que pode ser reduzida com amor próprio e autoconhecimento.


Conforme te vais conhecendo melhor, podes mais facilmente compreender e identificar os gatilhos da tua ansiedade diária e encontrar formas de lidar com ela. E para além disso, e senão o mais importante, é que quando te amas e te respeitas profundamente, serão cada vez menos as vezes em que te vais colocar em situações stressantes desnecessárias, proporcionando uma vida muito mais serena.




"Mas Ana, como posso desenvolver o meu Amor Próprio?"

Uma prática que ajuda no desenvolvimento do amor próprio e ao autoconhecimento é o Yoga.


O Yoga é uma metodologia milenar que envolve mover o corpo, meditar e respirar de forma consciente para compreender e desenvolver a mente. Todas as ferramentas de desenvolvimento pessoal que o Yoga proporciona são muito conhecidas pelos seus benefícios à saúde física & mental, tais como:

  • redução de ansiedade, stress e depressão leve;

  • aumento da flexibilidade;

  • desenvolvimento de equilíbrio emocional;


Quando praticas Yoga, aprendes a conectar-te por inteiro. E esta conexão ajuda-te a trabalhares e a identificares as tuas emoções e pensamentos negativos que te impedem de te amares plenamente e com respeito. Ao mesmo tempo que crias esta consciência mental, ela expande-se para o corpo, aumentando a sensação de bem-estar e confiança.


Para além da prática física de yoga, existem muitas outras atividades que podem ajudar a desenvolver o Amor Próprio:


Meditação

A meditação é uma das ferramentas do Yoga que mais ajuda a acalmar a mente e a conectares-te contigo própria. Uma prática regular vai-te ajudar a reduzir a ansiedade, aumentar atenção plena e a melhorar a qualidade do sono.


Terapia

A terapia é um outro método que te ajuda a explorares os teus pensamentos, sentimentos e a lidar com problemas emocionais mais profundos, que podem estar a afetar este amor e respeito por ti. Muitas vezes não sabemos identificar o que nos impede de nos amarmos, e por isso é fundamental por vezes a ajuda de um profissional.


Hobbies

Teres uma atividade que gostes e que te dê prazer e satisfação vai ajudar imenso a aumentares a tua autoestima e amor próprio. E não precisa de ser complexo! Podem ser atividades como ler, cozinhar, pintar. O importante é que te faça sentir bem!


Gratidão

Um dos grandes motivos por sofrermos tanto neste mundo moderno, é a falta de capacidade de agradecermos o que temos na nossa vida. Temos tanto a expectativa do que queremos alcançar, que nos esquecermos de agradecer o que já existe de bom na nossa vida. Tira um momento do teu dia para refletires ou escreveres sobre as coisas boas e positivas que tens na tua vida!


Rotinas

Quando existe o hábito de realizar algumas destas atividades de bem-estar com regularidade, vai-te permitir ter rotinas, fundamentais para te sentires segura e realizada.



Para te ajudar a desenvolver amor próprio e autoconhecimento, eu convido-te a participares no Desafio 21 dias - Despertar com Yoga.


Neste desafio, terás acesso a aulas curtas de Yoga (15min), para além de suporte na criação de rotinas saudáveis (matinais e pré-sono) e na gestão das emoções que te impedem de teres uma vida plena e serena.


Inscreve-te agora, e começa a praticar Yoga para alcançares o amor próprio que mereces.

30 visualizações
bottom of page