Ana Pinto
4 causas prováveis da tua Ansiedade Diária

Existem momentos específicos da nossa vida em que podemos sentir alguma tensão emocional. Faz parte da nossa natureza humana e é natural existir essa tensão, principalmente em situações desafiantes (entrega de uma tese, lançamento de um produto novo, reunião importante) ou que exigem alguma mudança na nossa vida (novo emprego, nova atividade de bem-estar, mudar de cidade ou país, um bebé a caminho).
Mas quando esta tensão emocional se prolonga no tempo, carece de maior atenção.
Fora os momentos específicos em que é natural sentirmos ansiedade, existe a chamada ansiedade prolongada, que muitas vezes existe sem motivo externo aparente. Na grande maioria das vezes essa ansiedade tem origem na nossa própria mente, criada por nós, quando nos entregamos a pensamentos negativos para a nossa saúde física & mental, e dos quais damos demasiada importância.
É impossível controlarmos os sentimentos que vão surgindo em nós. Mas a forma como pensamos, direcionamos e agimos perante esses sentimentos é uma escolha nossa. E é disso que venho falar hoje.
4 Pensamentos que te impedem de viver em Paz
“Sempre pensei que tinha a ver com a minha personalidade. Nunca imaginei que fossem as causas da minha ansiedade e que podiam ser trabalhadas!” — relato de uma aluna do programa Serenamente
A armadilha destes pensamentos, é que nós acreditamos que é assim que somos. Que a dado ponto entraram na nossa vida e fazem parte do nosso dia-a-dia. Existe naturalmente uma certa tendência para termos certos tipos de pensamentos, e está tudo bem! Mas quando a tendência limita a qualidade e tranquilidade da vida, vale a pena parar para observar, analisar e refletir, para gerar mudança.
Pensamento 1
“Tudo precisa de estar bem alinhado para me sentir segura. Se eu consigo fazê-lo sem falhas, porque os que me rodeiam não o conseguem fazer comigo?”
O perfeccionismo causa-te ansiedade constante porque a perfeição não existe. E passas a vida a correr atrás de algo que não existe, e que nunca vais encontrar.
Pensamento 2
“Para mim é muito importante ter a capacidade de antecipar ao máximo o que possa acontecer na minha vida, para evitar problemas e para que ninguém tenha algo para me apontar o dedo.”
A tua necessidade de controlar tudo à tua volta surge porque a vida não é previsível e constante, e queres manter-te o mais segura possível. E passas a vida a correr atrás de algo que não é possível, e que nunca vais concretizar.
Pensamento 3
“Estou constantemente a criar planos e metas, sempre focada no futuro. Na esperança de que um dia surja uma vida melhor.”
Quando não vives o Presente, encontraste presa numa época que não é a tua: seja presa a memórias do Passado ou a expectativas de um Futuro que ainda não existe. E passas a vida a correr atrás de algo que não é possível alterar ou prever.
Pensamento 4
“Sinto necessidade de opinar sobre tudo o que se passa à minha volta. Porque é que o mundo é como é? Porque as pessoas não mudam?”
A tua necessidade de julgar constantemente surge pela forma negativa como pensas e observas o mundo à tua volta e sobre ti própria. E passas a vida a atrair algo igual para ti, a constantemente aflição de saberes o que os outros pensam sobre ti.
Estas são as 4 causas prováveis da tua ansiedade prolongada, que te impedem de teres:
Respeito por ti própria.
Rotinas e hábitos diários para construíres a tua saúde física & mental.
A capacidade de Agires Hoje!
E todas estas causas se resolvem com… amor próprio!
E esse amor conquista-se diariamente em pequenos passos, com ações que só tu podes criar e concretizar.
Lembra-te sempre de que Tu és a única responsável pelo teu próprio bem-estar.
—
Todas estas causas são desenvolvidas e trabalhadas no programa Serenamente, onde partilho contigo mais de 20 atividades práticas de reflexão, análise, movimento e respiração para implementares ao teu próprio ritmo na tua vida. Tudo com o propósito de reduzires e prevenires a ansiedade prolongada.